Páginas

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Chrome OS - Até que enfim o O.S. que os netbooks aguardavam?

Há mais ou menos uma semana eu baixei o chromium os vanilha  e instalei em um pendrive para experimentar o tão famoso sistema operacional baseado em cloud do Google. Para a proeza usei meu veterano Eee PC 1005ha.

Comprei esta máquina na plena febre netbook. Espaço hoje ocupado pelos tablets. No entanto nunca usei um sistema operacional que condissesse com a proposta do gedget. O bicinho veio com Win XP, um morto-vivo com uma sobre-vida incrível. Troquei pela então novidade da hora: Windows 7. Este sem duvida muito bom, mas desenhado para máquinas "normais", com processadores parrudos rodando MS Office e Photoshop. Rodou bem na maquininha, mas sem aquela agilidade que eu pretendia. Eu queria um netbook funcional, não um notebook capenga. Fui para as semestrais versões do Ubuntu. Este o que mais se aproximou do ideal que queria, mas sua aparência feia e desengonçada nunca me atraiu de fato, mas esperava que em uma dessas novidades de abril ou outubro as coisas melhorassem. 

Neste meio tempo comprei um Mac e meu Eeepc ficou renegado a uma prateleira com raro uso casual. Mas eis que surge a proposta do Google (super atrasada por sinal) de construir um sistema operacional para netbooks que baseado totalmente na nuvem ofereceria a experiencia que os usuários destes micrinhos estavam esperando. E a verdade é que o sistema nunca foi liberado para as massas, quem quer experimentar ou compra um ChromeBook ou compila o código do ChromiumOS e os netbooks estão fadados a morte prematura por causa do iPad e cia. Mas o amigo Hexxeh, criou uma opção: ele compila o Chromium OS e distribui pelo sei site para que pessoas como eu possa experimentar com uma facilidade incrível este O.S. exótico antes de ser consumido pela epidemia inevitável chamada iPad.

Pois bem, depois deste resumo da minha saga particular por uma sistema operacional for netbooks, eis como eu fiz:
Primeiro baixei a imagem do chromiumos, uns 300MB.
Após descompactar o arquivo img de 2GB surge. Ai é só grava-lo no pendrive ou cartão de memoria. A forma de fazer isso é simples: No windows baixe o Image Writer, ele fará todo o serviço. No Mac e no Ubuntu abra o terminal e digite: sudo dd if=/home/usuário/aquivo.img of=/dev/pendrive (lembre-se que os valores reais não são esses, vc deve substituir pelos seus). Após um tempinho, já tinha um pendrive prontinho para ir para as nuvens com o Google.
O boot ocorreu tranquilo e veloz, nem deu tempo de admirar a simples e elegante splash de boot do sistema. Após escolher a língua, teclado, selecionar a rede weriless e uma foto para minha conta, já estava na tela de login. Usei minha conta do Google e magicamente estava tudo lá. Como sempre uso Chrome sincronizado, meus favoritos, apps, senhas e tudo mais estavam todos disponíveis, sem precisar fazer mais nada, somente usar.

Na primeira aba aberta, tive uma surpresinha muito legal: uma página para configurar meu touchpad multi-toque. Nem no windows 7 tive multi-toques tão funcionais no touchpad. Somente o gesto de arrastar e soltar em forma pinça não funcionou. Mas isso não comodou, pois prefiro mesmo o gesto tradicional. Uma observação é que tive que habilitar manualmente o clique no touchpad por meio do menu Configurações/Sistema.

Neste mesmo menu configurei o fuso-horário e pronto, não voltei mais nele por um bom tempo.
A proposta do sistema é clara e objetiva: acessar a web. A interface nada mais é do que a janela do Chrome maximizada com um relógio, ícone da rede e bateria no canto direito superior da tela. Tudo, inclusive a configuração é tudo feito por meio de abas. 

Depois de um bom tempo de uso resolvi ir além: instalar o Chromium OS no HD, e assim liberar meu pendrive. Depois muita pesquisa e tentativas falhas, pois não adiante simplesmente queimar a imagem em uma partição do HD, ou fazer uma cópia bit-a-bit do pendrive para uma partição. Descobri como fazer. E muito mais simples do que pensava: basta um ctral+alt+T para abrir um terminal e digitar install. Pronto, o sistema se instala sozinho no hd e se tornar o sistema padrão.

Mas o OS do Google não é só flores, ainda faz falta algumas coisas básicas como player multimídia, Google 
Docs e Picasa offline. Então para suprir a demanda das ocasiões offline, instalei em dual-boot o Ubuntu. Basta simplesmente instalar o Ubuntu normalmente deixando os dois lado-a-lado, o grub da boot no Chromium OS tranquilamente.

Apesar de no começo ter sido preconceituoso com a proposta do Google, o coisa funciona. Me sinto super a vontade com o sistema: leio noticias, acesso redes sociais e tudo que se faz de melhor na web, inclusive escrever em blogs esparramado no sofá. Agora claro, este netbook não é minha máquina principal, ele é simplesmente meu "webdevice" para relaxar. O meu trabalho é feito no bom e velho MAC OS X Snow Leopard futuro Lion.



Nenhum comentário:

Postar um comentário